Palestra sobre Olivicultura e Azeite de Oliva acontece hoje na Unijuí

Evento tem início previsto para as 18h no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum


Palestra sobre Olivicultura e Azeite de Oliva acontece hoje na Unijuí


Associação Rio-Grandense de Olivicultores do Brasil (Argos) em parceria a sua conveniada  Unijui realizada hoje, 13, às 18h, no Salão de Atos –Argemiro Jacob Brum, um ciclo de palestras técnico-científica sobre temas relacionados à olivicultura. A ideia é agregá-la a agricultura da Região Noroeste e, para isso, a programação visa proporcionar mais conhecimento aos interessados, tanto do Brasil quanto de outros países da América Latina.

Ao todo serão quatro palestras: a primeira focará as varidades de oliveiras e suas exigências e temas relacionados; a segunda trata sobre o mercado mundial e brasileiro de azeites e azeitonas de mesa; num terceiro momento haverá a abordagem sobre azeite de oliva, qualidades, classificações eu painel de análise sensiorial; e, por fim, a última palestra com abordagem sobre o azeite de oliva e a saúde humana. 

Para falar aos presentes foram convidados os palestrantes: Diego Cabello Pozzo - Agrônomo, integrante da equipe de Pesquisadores da Universidade de Córdoba – Espanha. Ele é especialista em multiplicação e identificação de oliveiras e em Olivicultura pelo Ifapa – Andaluzia e aluno do Doutorado em Olivicultura da Universidade de Córdob; Guajará J. Oliveira, especialista em Olivicultura e Elaiotecnia pelo Ifapa –Andaluzia –Espanha, e  expert em Azeite de Oliva pela Universidade de Jaén- Espanha, chefe do 1º Panel de Análise Sensorial de Azeites do Brasil, aluno do Doutorado em Azeite de Oliva e Saúde da Universidade de Jaén;  a médica Olvânia Basso Oliveira, pesquisadora especialista em Olivicultura e Elaiotecnia pelo Ifapa – Andaluzia –Espanha, expert em azeite de oliva pela Universidade de Jaén-Espanha, membro do 1º Panel de Análise Sensorial de azeites do Brasil e aluna do doutorado em Azeite de Oliva e Saúde da Universidade de Jaén.

Além da Argos e da Unijuí, o evento conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Sindicato Rural de Ijuí e apoio do Poder Executivo de Ijuí, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR).  Mais informações pelo e-mail  argos.oliva@gmail.com  ou pelos fones  (55) 33329472 e (55) 991598022


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.