Município de Ijuí decide aderir ao Susaf

Iniciativa foi acertada na manhã de hoje em reunião entre o prefeito Valdir Heck, o secretário de Desenvolvimento Rural, vice-prefeito Valdir Zardin e o médico veterinário Adriano Lorenzoni


Município de Ijuí decide aderir ao Susaf


O Poder Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), começa a tramitar a partir de agora o processo com vistas à adesão do município de Ijuí ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).  A decisão foi tomada na manhã de hoje em reunião do prefeito Valdir Heck com o secretário, vice-prefeito Valdir Zardin e o médico veterinário Adriano Lorenzoni. “Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização, explica Adriano. 

O principal impacto dessa medida, segundo o médico veterinário, é a ampliação do mercado para as agroindústrias de Ijuí, interessadas em comercializar seus produtos para a região. “Esse encaminhamento está sendo realizado agora, porque o Executivo está sendo demando pelas empresas que estão demonstrando interesse em ganhar mais mercado fora do município, mas todo o processo de adesão leva certo tempo até ser concluído”, explica Adriano. 

Das agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal, três já demonstraram interesse em aderir ao Susaf, segundo o Adriano, para ampliar seus mercados, aumentando assim a geração de renda   em suas propriedades rurais.


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.