Ijuí aparece em três rankings das Smart Cities

Além da educação, agora, Ijuí está também entre as cem nos rankings da economia e empreendedorismo


Ijuí aparece em três rankings das Smart Cities


Noticia boa para Ijuí! Saiu novo Ranking das Smart Cities. Ijuí agora aparece em três rankings e com excelentes colocações no Estado do Rio Grande do Sul: 4º em economia, 5º em educação e 12º em empreendedorismo. “Mudaram todos os indicadores e critérios. Estão chamando de novo Ranking, porque tiraram fora os indicadores da gestão privada, focando só no público”, avalia o secretário de Educação, Eleandro Lizot. Os resultados da quinta edição do Ranking foram divulgados terça-feira, 17, em São Paulo.

Ijuí também é destaque no ranking nacional. De acordo com o relatório elaborado pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems, de atuação nacional, e cujo objetivo é mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no país, o município também aparece entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil. Além da Educação, ocupando a 98ª posição, já destacada na edição anterior em 48º lugar, o município aparece pela primeira vez na 28ª posição em economia e 81ª posição em empreendedorismo.

Na avaliação do secretário de Educação, essa variação está diretamente relacionada à mudança de metodologia. “Não houve uma perda de espaço. O que houve foi a mudança dos critérios que nesta edição consideram inclusive indicadores ISO 37122”, pontua. Os indicadores incluídos segundo Eleandro são: percentual da força de trabalho ocupada nos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento; número de computadores, laptops, tablets ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis por 1.000 alunos; percentual de empregos formais de número superior; e bolsas do CNPQ.

Para o prefeito Valdir Heck, essas conquistas são muito importantes não só para a autoestima do ijuiense, mas especialmente, porque apontam para a assertividade das escolhas feitas anos atrás. “Temos um processo de crescimento econômico com qualidade de vida que se consolida a cada dia. E os espaços que temos conquistado em nível Estadual e Nacional acabam atraindo novos investimentos, o empreendedorismo se alarga e toda a comunidade ganha com isso”, pontua.

A íntegra do novo Ranking das Smart Cities pode ser consultada aqui


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.