Coordenadoria da Mulher realiza Rodas de Conversa durante o mês de agosto

Iniciativa contida no Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres está embasada na Constituição Federal de 1988, e busca envolver homens e mulheres nas discussões


Coordenadoria da Mulher realiza Rodas de Conversas durante o mês de agostoA Coordenadoria Municipal da Mulher, com apoio da Rede de Enfrentamento à Violência, está realizando neste mês de agosto uma série de Rodas de Conversa em empresas governamentais e não governamentais.  “A proposta é envolver homens e mulheres em ações de prevenção a todas as formas de violência”, pontua a coordenadora Noemi Huth, ao lembrar que esta iniciativa está alicerçada no  Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Ijuí, o qual estáembasado na Constituição Federal de 1988 que determinou no § 8º do art. 226, a criação de uma legislação voltada à erradicação da violência doméstica.

De acordo com a coordenadora, apesar desta previsão e do fato de o Brasil ser signatário de Convenções Internacionais sobre o tema, somente em 2006 foi criada legislação específica para enfrentar a violência doméstica (Lei nº 11.340 de 07/08/2006  fundamentada no tripé contenção, prevenção e assistência), numa demonstração clara da vontade política de governo de atuar de forma mais efetiva na prevenção da violência e proteção da mulher. “O desafio da rede de enfrentamento à violência é mobilizar a sociedade como um todo (envolvendo homens e mulheres), desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, preparando para a gestão de conflitos, com respeito  e alicerçado no diálogo”, opina Noemi.

Coordenadoria da Mulher realiza Rodas de Conversas durante o mês de agosto

As ações desenvolvidas objetivam alcançar metas como: Avançar na Prevenção e Enfrentamento de todas as formas de violência; Refletir sobre a contribuição da Lei Maria da Penha na efetivação das ações voltadas a prevenção e enfrentamento de todas as formas de violência, Envolver o público masculino na discussão e construção da cultura de Paz e Conhecer o trabalho de cada instituição em relação à mulher em situação de violência doméstica.

Os encontros já foram realizados na Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e no Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei). “E neste mês, estamos envolvendo nas discussões o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Policia Civil”, lembra. A coordenadora informa que demais interessados podem agendar as Rodas de Conversa, pelo fone 55 3333 0850 ou, ainda, pelo e-mail coordenadoriadamulher@ijui.rs.gov.br


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.