11ª Conferência de Assistência Social discute garantia de financiamento e participação social

Programação foi realizada nesta tarde, 10, na Estação de Cultura e Lazer de Ijuí sob a coordenação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Barasuol


11ª Conferência de Assistência Social discute garantia de financiamento e participação social


Garantir o financiamento público para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento social e a participação social, a partir do envolvimento do cidadão, por meio da efetividade dos mecanismos de controle foram aspectos abordados na Conferência Municipal de Assistência Social de Ijuí. A programação foi realizada na tarde desta terça-feira e contou, na abertura, com a participação do prefeito Valdir Heck, a primeira-dama Jussara Maria Bonamigo Heck e secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde.

Em Ijuí, em que pese dificuldades impostas pela conjuntura financeira do País, o Poder Executivo tem procurado ampliar a efetividade das ações, trabalhando na perspectiva do desenvolvimento humano, por meio da implantação de políticas de inclusão. “Nós procuramos fazer desenvolvimento social para  não precisarmos chegar à assistência social. Mas também a fazemos, mas somente, em situações muito especificas”, reiterou.

A primeira-dama Jussara Heck também destacou a importância do trabalho no foco do desenvolvimento humano, pois ele estimula à autogestão do cidadão e da sua família. “Nós trabalhamos a inclusão social, para dar qualidade de vida para a nossa gente, a partir da educação, da saúde. Enfim, o Poder Público tem esse compromisso, sim, de cuida da sua gente”, afirmou.

Como representante do Poder Legislativo, a vereadora Helena Stumm Marder,  destacou a importância da inserção do assistente social em todos os segmentos da gestão pública. “São profissionais que têm um vínculo muito especial com a comunidade e um papel importante na abordagem especialmente no que diz respeito ao trato de questões como a depressão, tendo em vista o grande número de suicídios que vem sendo registrado no País e também aqui no município”, disse.

A tarde foi marcada, ainda, pela participação do Programa Estudantil de Música Colmeia, com a apresentação de um repertório eclético, realizado por alunos e professores. 


Veja nossos canais de contato

Fale com a prefeitura


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • Contato (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.