Saúde



Saúde

Saúde ao alcançe de todos

Não é de hoje que Ijuí é destaque regional e estadual na área de saúde. Com uma estrutura invejável, um dos setores mais fundamentais para a comunidade também contribui para a 22ª colocação de Ijuí no ranking de municípios mais desenvolvidos do Rio Grande do Sul. E a perspectiva de crescimento não para.

Pacientes de vários lugares do Rio Grande do Sul vêm a Ijuí em busca de tratamento básico e avançado. O município conta com pronto atendimento 24 horas na nova e moderna sede da Secretaria Municipal de Saúde. Três hospitais superequipados e em plena qualificação tecnológica também compõem a estrutura de saúde pública ijuiense.

Sistema Municipal de Saúde

Por muito tempo, o serviço público de saúde em Ijuí foi prestado por um órgão federal. Apenas no final da década de 60, foi criado o Departamento de Trabalho e Ação Social, cujo objetivo era atender pacientes em vulnerabilidade social. No entanto, o atendimento passou a ser estruturado somente em 1973, quando foi criada a então Secretaria Municipal de Saúde, Trabalho e Ação Social (SMSTAS). Nessa época, eram prestados serviços de planejamento familiar, atendimento médico e dentário, internação hospitalar, pronto socorro, farmácia e remoções com ambulâncias.

A partir de 1983 houve a ampliação da rede de atenção básica do município, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene). Contudo, apenas em 1992 o município aderiu ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a Prefeitura de Ijuí, conta com um espaço amplo e moderno para atender a população. A nova sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu suas portas em abril de 2010 com pronto atendimento 24 horas.

A estrutura conta com clínica médica geral e pediátrica. Além de profissionais das áreas de ginecologia, obstetrícia, especialidades de média complexidade em cardiologia, oftalmologia, psicologia e fonoaudiologia.  Além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O município também dispõe de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), estruturadas para atender a população. Em cada unidade existem profissionais das áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, pediatria, nutrição, enfermagem, além de agentes comunitários de saúde e de controle de endemias.

Hospital de Caridade

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) surgiu da necessidade de atendimento médico-hospitalar, a partir do crescimento da cidade, na década de 30. Em 19 de junho de 1935, formou-se a Associação Hospital de Caridade de Ijuí e em 9 de junho de 1940, o primeiro pavilhão foi construído. A partir dos anos 80, foi aberto à comunidade, exigindo adequação e ampliação.

Hoje, o HCI é um hospital macrorregional. Atende cerca de 1,5 milhão de pessoas de 120 municípios e tem 75% de sua capacidade destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais convênios. Possui serviços de oftalmologia, banco de sangue e banco de leite. É referência em serviços de hemodiálise, transplantes renais e de córneas.

Pelo Instituto do Coração, realiza cateterismo, cirurgias, angioplastia e tratamento de doenças neurológicas, cardiovalculares e vasculares. Realiza ainda tratamento completo do câncer, por meio do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Bom Pastor

O Hospital Bom Pastor, foi fundado em 18 de maio de 1981 pela Cooperativa Regional Tríticola Serrana Ltda (Cotrijuí). A meta era atender associados e produtores rurais de sua área de ação. Em dezembro de 1988, passou a ser administrado pela comunidade com a criação da Sociedade Hospitalar Beneficente Ijuí, que em janeiro de 2005 passou a ser chamada de Associação Hospital Bom Pastor de Ijuí.

De abrangência microrregional, é uma entidade sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Atende cerca de 50 municípios da região, possuindo 42 leitos para internação. Está direcionada ao atendimento nas áreas da geriatria, dependência química e psiquiatria, porém atende ainda as áreas de clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica.

 Unimed

A Unimed Ijuí foi fundada em 20 de outubro de 1971.  Em 1979, inaugurou sua primeira sede própria, na rua Siqueira Couto. Já em março de 2005 inaugurou o complexo hospitalar Unimed.

Em sua estrutura, há pronto atendimento e emergência 24 horas, centro de diagnóstico por imagem e laboratório de análise clínicas. Ainda unidades de internação, centros cirúrgico, obstétrico, quimioterapia e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Possiu ainda um heliponto, que permite remoções aéreas de pacientes por meio da “Uniar”, uma empresa de transporte aéreo médico, vinculada ao Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS.


Veja nossos canais de contato

Fale conosco


  • Rua Benjamin Constant, 429 - Centro
  • (55) 3331-8200
  • Horário de atendimento: De segunda à sexta das 8h às 12h e 13h30 às 17h30
Visualizar mapa